O novo é surpreendente, encantador, chocante, cáustico, desesperador, medonho, explosivo e, sobretudo, intenso. O novo é, sobretudo, novo quando remete à um ambiente multiculturalizado, inernacional: um verdadeiro microcosmos do mundo reduzido a um espaço relativamente pequeno entre fiordes, florestas de coníferas e as águas geladas do Mar da Noruega. Viver aqui é um sobresalto constante, um golpe de fúria expressiva que potencializa os mínimos atos e incorre na visceral transubtanciação, de corpo em sangue, de sangue em corpo. Viver aqui é a interminável vontade de compreender o ser em sua espontaneidade incompreensível, posto que é extensão de águas calmas e de troncos que apontam para o topo do mundo. L'omme est condomné a la liberté. What's the hell this man is saying? Ele diz, na verdade, que a liberdade é uma prisão.Hahahahaha. Não tem graça. Ele diz que o homem é apenas uma jaula dúbia: dentro ou fora estaremos igualmente presos. Ou seria o mundo? A linha é realmente tênue para a temida insanidade. The virtue (yeah!) it should be in the midle.Cara, essa escola é piraaada!!!!!! Depois da viagem cartesiana acima (por favor, não levem a sério) posso falar seriamente sobre as experiências vividas aqui. Para começar, no aeroporto depois de toda uma recepção calorosa da minha família em Sampa, como um bom latino, perdi a noção do tempo e achei que tinha perdido o voo (custa-me o acento). Fiquei tão desesperado que entrei na aeronave com mais de uma hora de antecedência. Estavam lá, as
Suddenly, no more than suddenly estava eu imerso numa atmosfera tão diferente quanto agressiva, escravo em uma língua que não falava! Dios mio, donde estan las parras! Havia, entretanto, os latinos para ablarmos lo más perfecto espaniol!bueno, ?non? Pero donde está lo espaniol? Me gusta mucho, el loco braziliano!!!!-exclamavam os latinos diante da minha constatada ignorância. Quem, afinal, não fala espanhol nesse lugar? Só agora percebi o peso do segundo lugar da lista. Actually, it doesn't matter.Nem o inglês domino direito! Estou, entretanto, a melhorar(no bom português, ou seria angolês, ou moçamiquês, ou mesmo brasilês!) Apliquem a relatividade e estaremos bem: espaço e tempo num mesmo diagrama. As três dimensões de espaço, todavia, esfolam o solitário tempo, que, angustiado, apressa os preguiçosos ponteiros do relógio! É dessa exata forma que percebo o mundo daqui: o mundo físico se comrime e parece "existir mais rapidamente" Daí invade aquela súbita e precoce intimidade* com um mundo vernético (criada agora- gostaram? Verne está remoendo no túmulo!) Que tal las classes? Je pense que cest, let me see,.....bueníssimas! O mundo fala a mesma língua em palavras mais ou menos cantadas ou guturais. A gente se entende- afinal temos a mesma composição orgânica! Quem diria, mas a tetravalência do carbono realmente se aplica à vida.
Foram-se os tempos em que a lei oprime uma população porque uma população oprime a lei. O Brasil é realmente uma outra perspectiva, talvez meio perdida na dimensão imediatamente atrelada ao vácuo que nos trouxe até aqui. O maior "problema" aqui é, na verdade, uma questão que se impõe á humanidade: a supracitada liberdade. Nós que não a conhecemos podemos ingenuamente sucumbir diante de um pequeno leque de possibilidades: o mar aberto que leva ao topo do mundo é de tal forma aberto que é difícil vislumbrar um horizonte. As escolhas nos conduzirão até que estejam sólidas o bastante. Então elas mesmas tornar-se-ão a linha do horizonte e a perópria realidade. Que blablablá filosófico chato! Devo ter tirado de algum livro mundano de filosofia! É que se de alguma forma recorro à expressão, sobretudo em domínio público, não podemos negar certo passado histórico...
Peço perdão, o que não diminui o peso da culpa, pelo imenso atraso para publicar!
EACs, matérias, pessoas ABSOLUTAMENTE diferentes de TUDO que eu já vi são apenas ALGUMAS coisas que tornaram esses primeiros dias os mais estranhos da minha vida, mas felizemnete, recomendo a experiência pra qualquer um que não se desespere ao primeiro sinal desamaparo linguístico. Onde está o português? Está lá na Finland House, 203, distante.... Lá mora Bárbara, gente boa do Portugal. Mas, na verdade, aqui mesmo na minha casa, Iceland (a melhor!), há o Márcio-finíssima pessoa (não tomem a força da expressão) de Angola que fala muito bem não só o português, mas também outras tantas línguas.
A escola é uma parte da vida local: pessoas moram bem perto e há um assustador e mal assombrado vilarejo chamado Flekke, que na verdade se resume praticamente e comercialmente a um supermercado. É até irônico, mas você chega com a bicicleta e tal, estaciona, lê na placa alguma coisa em nynorsk (the weird language they speak here), compra os seus caríssimos produtos de primeira necessidade, faz a volta na pista e está fora da parte habitada de Flekke! Na verdade, não é bem assim- apenas uns exageros para acentuar a descrição. Mas creio que 80% ou mais do que eles chamam de cidade na Noruega seriam inexpressivas vilas no Brasil! E ainda por cima são ricos e desenvolvidos! Com um média de piso salrial de 30.000kr! É por isso que uma barra de chocolates aqui pode custar mais de 50kr- e pelo que dizem não é dos melhores!
Meus colegas de quarto são muito loucos: temos guerras entre os quartos e até já tiramos uma de cozinheiros outro dia! Mitch do Canadá (isso mesmo Laura), Motaz da Nova Zelândia, Oyestein da Noruega e Olof da Suécia. As aulas estão tranquilas por agora, mas já posso sentir se aproximar o passo de cobrança, que é, por sinal, muito grande. Bia, tenho um co-year da Costa Rica, e hoje foi o dia da independência deles, na verdade de quase todos os países vizinhos! Hugo, tem muita gente aqui dos EUA, cara! Clara, os asiáticos são ainda mais! Mas o que tem mesmo aqui são NÓRDICOS, muitíssimos. João, os italianos são pessoas muito legais, tenho dois co-years da Itália, Marco e Claudia. E Sofia, os indianos são óimas pessoas: tem uma second-year aqui chmada Shivangi da Índia, bem como meu professor de química, Ashok.
Como todos anteriormente disseram, a vida aqui é intensa. Cada pessoa se mostra diferente e mais interessante a cada vez que nos reportamos a ela. É, sobretudo, difícil falar de algo em que se está totalmente insrido. O que posso dizer, e o mais estranho, é que já estou até me acostumando a ser literalmente um cidadão do mundo. Isso é o mais, diria, absurdo! Na minha classe de filosofia sentam nórdicos, asiáticos,americanos e tudo mais. Tem gente que acredita em Deus, tem gente que acha esse negócio de Deus uma bobagem e outros crêem que não há alma. Tenho, ironicamente, uma colega chamada Alma, que veio do Chile, morou na Suécia e agora estuda na Noruega. Ainda há outra que veio da Suécia, morou no Moçambique (fala português), na Líbia e agora na Noruega. E tem gente aqui que simplesmente fala fluentemente 6 línguas. Outro dia me espantei com o garoto que morou um tempo com padres e eles se comunicavam em Latim! Ele fala Latim que parece fluente- é inacreditável. A vida traz essas surpresas!
A minha forma de escrever acentua algumas graças, embora estar aqui seja algo muito sério, uma grande responsabilidade. Uma seríssima rede de escolas e seus iúmeros colaboradores nos sustentam movidos por um ideal comum: devemos, portanto, acuradamente, repreentar os valores em nome dos quais viemos. Queria aproveitar a oportunidade para agradecer ao comitê basileiro pelo trabalho que realizam e pela experiência que ajudam muitas pessoas a vivenciarem. É ,em definitivo, amplamente contrutivo estar aqui, em todos os sentidos: expandimos absurdamente nossa visão de mundo, conhecimento e a oportunidade acadêmica é fantástica. Temos a comentada visita de Harvard essa semana- (sonho distante!!!) Só um ícone para ilustrar, mas o que é fascinante aqui é a riqueza da convivência...
As eleições estão chegando!!!!!!!!!!!Não podemos dormir enquantos os lobbies vendem o Brasil!!! Votemos em uma idéia comprometida com a realidade nacional, bem como com a viabilidade de sua implementação e não na cara mais maquiada que o dinheiro público pode pagar! Fora os velhos discursos udenistas de oposição! Queremos alguém capaz de assumir a nação ou um súdito do capital externo? Queremos as mentes brasileiras no Brasil (nós temos uma permissão de dois anos)!
O meu conselho é que saibamos otimizar o tempo e maximizar as qualidades, aprendendo com os erros e não sucumbindo diante deles. Os melhores votos a todos! (perdoem os erros ortográficos, mas eles são quase inevitáveis :)
Karl Malone-RCNUWC
até que enfim apareceu a margarida......rssssssss..... abração amigo...felicidades nesta nova morada....Geraldo = Pai de Laura...
ResponderExcluirOi Karl, posso dizer q estou com uma certa inveja, pois na minha época de estudante, não tive oportunidade de descobrir o mundo como voce está fazendo neste momento. Estou orgulhoso do filho que tenho, voce sabe, desejo muita sorte, sucesso,esteja sempre com Deus. Seu pai.
ResponderExcluirAntonio Carlos
OI FILHÃO,
ResponderExcluirAQUI SENTIMOS MUITAS SAUDADES, MAS TORCEMOS MUITO PELO SEU SUCESSO...PREENCHO A SAUDADE QUE É ENORME COM AS LEMBRANÇAS,BOAS LEMBRANÇAS.
APROVEITE BEM ESSA OPORTUNIDADE ÚNICA. QUE DEUS LHE ABENÇÕE SEMPRE.
BJOS,
SUA MÃE.
Estou orgulhosa de ter um neto tão corajoso como voce, pelo mundo em busca dos seus sonhos... que Deus ilumine seus passos e lhe dê muita força para vencer na vida, um abraço da sua vó Jaci.
ResponderExcluirOi Má, seu texto está maravilhoso, através dele conseguir vivenciar um pouco a sua realidade e me assegurar que é uma vida riquíssima em conhecimentos. Saíba usufruir cada momento, sei que você merece toda essa oportunidade de crescimento que Deus está te oferecendo.
ResponderExcluirQue Deus te abençoe sempre, Bjus da sua tia Ju.
fala máaaaa, nossa meu, cada dia que passa fico admirado do potencial que possui-pra variar, estamos aqui pedindo muito à esse grandioso Deus, responsável por todas essas magnitudes, para que ele cada x mais multiplicar essa sua simplicidade, dignidade e humanismo... que saudades de você meu caro, pensa que está sendo fácil para nós essa distância imensa? ... mas desde o princípio sabia que um dia isso chegaria, e sempre te disse isso: tudo na vida é válido.
ResponderExcluirLute pelo seus ideais... pq o mundo precisa deles.
oi ma,blz?
ResponderExcluirque pergunta né?
claro que ta blz deu para ver pelo seu otimo texto,gostei mt da sua escola, pelas suas palavras vc consegui uma maravilhosa descrição da noruega, "es muy bueno".
Além da sua descriçao "Filosofica",gostei mt tbm de seus "tais" colegas de quarto.e tbm vc falou das lingaus faladas que sao mt boas além de ser mt importantes para sua futura formação
ja que vc ta estudando mt né?rsrs
te desejo que fique com Deus econtinue sendo um exemplo pra todos nós.=D
Oiee primoo,acho que você nem lembra de mim! rsrs.. Mas estou aqui para te parabenizar por tanta força de vontade e coragem de enfrentarseus sonhos!!Que Deus te ilumine sempre você merece muito deo melhor!
ResponderExcluirAdorei seu textoo!
Fica com Deus
BjOO =D
HELLO MÁ,QUERO DIZER QUE ME SINTO MUITO HONRADA E FELIZ, EM SABER QUE VOCÊ ESTÁ CONSGUINDO SE SOBRESSAIR MUITO BEM NESSA SUA NOVA JORNADA.CONTINUE SEMPRE COM ESSA GARRA E CORAGEM QUE VOCÊ TEM. QUE AO DESPERTAR DE CADA AMANHECER VENHA CHEIO DE OTIMISMO POR DIAS MELHORES.CONFIE SEMPRE EM DEUS POIS ELE COM CERTEZA ESTÁ PREPARANDO UM FUTURO BRILHANTE PRA VOCÊ.ACREDITE NOS SEUS SONHOS E ABRACE ESTA OPORTUNIDADE COM BASTANTE ENTUSIASMO PORQUE ELA É ÍMPAR.E VOCÊ FOI ESCOLHIDO POR DEUS, PARA TRILHAR NESSE CAMINHO.CONTINUE ASSIM COMO VOCÊ É HIPER DEDICATION QUE VOCÊ VAI LONGE...
ResponderExcluirGOOD LUCK!!! SUA TIA QUE TE ADIMIRA E ADORA VANDA.