Eu? Eu estou no paraíso.
Tô entre o céu e a Terra...Em alguma espécie de "mini-mundo".
Estou morando no topo de uma montanha, provando o gostinho de 72 culturas diferentes. Dá pra acreditar?
Só no meu quarto (pequeniniiiinho, 4x6 metros, vale constar. Rsrs) CONvivem quatro países; Índia, Inglaterra, Finlândia e, é claro, meu Brasil bem brasileiro.
Fazem duas semanas e quatro dias que abandonei a vida ocidental e mergulhei no Oriente. Minha precoce intimidade com o campus, com os funcionários, com os alunos, com tudo, me dá a impressão de que já se passaram quatro meses. É bizarro. Magnífico de um lado, mas me assusta por outro.
"Eu estou aqui, mas estou lá", é assim que me sinto.
A saudade dos meus pais me faz passar por uns apeeeeertos...
Tô preocupada, eleições chegando, Dilma subindo nas pesquisas...Ai meu deus, até evito pensar. Rsrsrs
Mas está tudo maravilhoso, me divirto horrores, aproveito ao máximo. Essa vida de completa independência (quase completa, vai) não é muito diferente da que eu levava lá em casa. Ainda sim, cada dia aprendo milhões de coisas novas. Por exemplo, que não se deve lavar roupas brancas com coloridas, Brasil!!! A não ser que você goste de variedade... arco-íris e tal. Também aprendi que KIBOA não existe em qualquer lugar, Brasil!! E daí eu aprendi que deixar para secar as roupas recém-lavadas, cheirosinhas, no varal (em pleno clima de MONÇÕES {Sabe, quando chove 24hrs por dia, aqui na Ásia?}) n ã o é bacana.
Haha, por aí vai... Nessas horas da uma vontadezinha de correr para a mamãe.
Vivendo, apanhando da vida, e aprendendo! Simples assim.
Dentro do avião, pousando na Índia, um sujeito chamado Joseph, um amor de pessoa, nascido e apaixonado pelo seu país, me disse algo que não saiu da minha cabeça. "A Índia é uma, e várias. Cada lugar, cada cidadão, outro mistério". Cara, é isso mesmo. Cada lugar, cada pessoa, uma pitadinha de mágica. Nem sei explicar.
Nos meus primeiros dias, fizemos uma trilha. Descemos desta montanha, e subimos outra. No meio do mato, tinha um templo de adoração a ( ou ao?) Shiva, que é o Deus da destruição. O caboclo (no vocabulário mineirinho do meu papi, rsrs) mais poderoso na crença Hindu.
Lindo, mágico, construído em pedras, em meio a árvores que estão ali há, pelo menos, séculos.
"Tá bão demais ou num tá?" - Agora nas palavras do meu segundo ano brasileiro, Breno, mineirim e gente boa demaaaaaais da conta, só para variar. Ainda que tenhamos visões políticas muito (muiiiiito) diferentes, nos damos muito bem. Vira e mexe vou no quarto dele matar a saudade de uma paçoquinha... (nem sempre com sua autorização, rsrs, mas ao menos sempre deixo um bilhetinho carinhoso, informando que ele acaba de ter uma paçoquita a menos, ahaha).
É ritual irmos a Paud, o vilarejo próximo ao campus, às noites de sextas-feiras. Nesta última, imagine eu, espremida com SÓ mais 21 pessoas dentro de um jippe, ao som alto de músicas indianas (pelas quais estou me encantando!).
Mas assim, por mais que eu faça toda a situação parecer uma vida fácil, zeeen, linda e tal, não é bem assim. No primeiro dia de aula já senti o peso do sistema educacional do IB. Complicado, Brasil... Rsrs
Muito trabalho, muita leitura, muita escrita, e, meu aspecto predileto, muita discussão. Tudo aqui é questionável. Os professores moram nas nossas próprias Wadas (é tipo um condomíniozinho. Cada wada, 10 casas. Cada casa, 2 quartos. Cada quarto, 4 pessoas), são quase todos casados (entre si mesmo, engraçadinho, não? Hehe). Eles são uns amores. Tratam a nós como filhotinhos. Posso bater à qualquer hora na casa deles se estou me sentindo vazia, com saudade de casa.
Ante-ontem fui jantar pizza na casa do diretor, que sempre que me vê, torce "Team BRAZIL!!!!", hahaha.
É engraçado, acho que eu tenho "cheiro"de brasileira. Muitos dos outros alunos adivinharam da onde sou. Adoro isso, me esforço pra caramba para nos representar bem. Mudar a cabecinha de vários dos europeus, americanos e outros que tem uma imagem muito pejorativa de nós, latinos.Querendo ou não, o preconceito se faz aqui. Acho que parte do nosso compromisso como UWC's é mostrar que não precisamos disso. Discriminação não está com nada. Mas bem, isso é outro papo... Pode ficar para as próximas postagens, hehe
Mas agora, é NECESSÁRIO que eu abandone a internet. Afinal, preciso ler dois livros de literatura rebuscada para essa mesma semana. Ai Jesus!
É engraçado... O movimento dos estudantes é intenso. Cada qual indo de lá para cá correndo contra o tempo para estudar, fazer suas tarefas de casa e garantir bom desempenho nas matérias...E eu sempre me pego viajando, sentada nesse mesmo lugar, babando pela paisagem que vejo daqui, umas das vistas mais maravilhosas que meus olhos já apreciaram.
Mas...no fim das contas....
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
(...)Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá; "
Saudade da minha terrinha, mas sei que já já estou de volta...Até lá vamos contando as nossas experiências em cada canto do mundo.
Beijos
Sofia Carvalho - MUWCI 2010-2012
Que doce! Parece que estou ao seu lado, saudadesssss, te amo gata.
ResponderExcluirSofia, que linda experiência e que bom que a compartilha conosco. Esse é uma experiência real de viver o todo e não as partes e fragmentos que nos iludem, fazendo-nos acreditar que há culturas melhores do que outras. Vejo muito isso com meus amigos que "viajam". Obrigada por contar que no tipo de viagem que vc está o todo também existe. Sou amiga de sua mãe, do orkut...
ResponderExcluirMaris Stela
Oi Sofia, sou amiga da Luiza do orkut e mãe da Marcela que estava em Copenhague na mesma época que você! Vocês são bem parecidas, aventureiras e preocupadas com a natureza e com o que estão fazendo com ela! Posso imaginar o orgulho que sua mãe está sentindo de você. Continue assim...
ResponderExcluirBeijo!
Heiii sofis é a vida é feita dos seus pequenos e grande momentos que trazem a nós diferentes aprendizados !!! e eu sei que você é especial e vai traspassar qualquer dificuldade... que sua luz te ilumine sempre!!!
ResponderExcluirNossa, não presico dizer nada inteligente depois desse texto , apenas dizer que é maravilhoso o que acabo de ler !!
ResponderExcluirsaudades!!
Sofia, estou torcendo por você, amei sua postagem. Lembra de mim no orkontro do Sul? Sou amiga da Luiza.
ResponderExcluirBeijos linda!
CERTAMENTE SUA FAMÍLIA ESTÁ ORGULHOSA DE VC, PARABÉNS AOS SEUS PAIS, QUERO QUE MEUS FILHOS SEJAM ASSIM, VC É MUITO INTELIGENTE, INTELECTUAL, ALTRUÍSTA, LINDO MESMO, APROVEITE CADA INSTANTE!!
ResponderExcluirMi querida,
ResponderExcluirEstava pensando há pouco: dia 08.08 foi o almoço e ela partiu dia 10.08; daqui a pouco faz um mês e, a danada não deu notícias. Enciumado, só fico sabendo de notícias por terceiros e qual não foi a minha surpresa quando sua mãe me passou o link para ler o seu relato. Como nunca tinha lido um texto seu fiquei bastante feliz com a qualidade do mesmo. Lógico, que tinha a quem puxar: o seu querido uncle Juá. Eu tinha pensado em te sugerir algo parecido com um diário o que esse blog vai resolver e muito. Portanto, vá salvando todos eles para no seu retorno nós lançarmos o livro: Memórias imediatas da Índia, que eu mais uma vez, é lógico, editarei.
Aproveite sempre essa oportunidade de contato e convívio com pessoas, cabeças, religiões, ideias, comportamentos diversos e antagônicos que são fundamentais para o nosso crescimento.
Um super beijo e um super abraço.
Uncle Juá
OBS.: Foi eu quem digitou o texto do Tio Juá pq ele não sabe mexer em laptop e cada vez está mais cego.
ResponderExcluirLindo o blog, até chorei, não sabia que minha irmãzinha era tão profunda!!!
Te amo!!!!
Bjos,
Anaya
Q ótimo q vc ta aprendendo sozinha, assim fixa mais hahaha, beijos.
ResponderExcluirSofia, já tinha comentado com sua mãe que voce é um espirito antigo, por isto tanta sapiência. Me surpreendeu voce não saber lavar roupa cácácácá...
ResponderExcluirContinue curtindo sua vivencia e partilhando conosco sua descobertas.
Beijins mineiros procê
Sofia PARABENS PRÁ VOCE NESTA DATA, QUERIDA....
ResponderExcluirSofiazinha esse blog já está bombando, hein, mulher! rsrs' A d o r e i as suas histórias. O texto é grande, mas o bom é que a leitura fluiu bem mesmo. Não me cansei nem um pouquinho e óh pode ter certeza de que estarei sempre aqui. Estar aqui me faz matar o pouquinho da saudade e não me deixa triste por não poder viajar mês que vem com a galera. :) O importante é que mesmo com as "dificuldades" você está amando esse lugar. Divirta-se lindona! E aaah, estuda muuito, hein!
ResponderExcluirJá ia esquecendo de falar... ÓTIMO saber que está preocupada com as eleições. Pensei que eu seria a única adolescente Brasileira (pequena hipérbole. rs') consciente de que Dilma não irá ser uma boa representante da Nação. ;)
Beijos, beijos e beijos ;)
CORRIGINDO!!!
ResponderExcluirPensei que eu seria a única adolescente Brasileira (pequena hipérbole. rs') consciente de que Dilma não irá ser uma boa representante de nosso país. ;)
Sofiaaaaaa...Patureba disfarçada de brasiliense...rsssssssss..... Parabéns pelo aniversário....felicidades... a viagem foi td bem??? A Laurinha já chegou também, ela está procurando seu-email prá falar com voce e dar os Parabéns. Um grande abraço... Geraldo M.Barão ( pai de laura Barão. )
ResponderExcluirSofia,
ResponderExcluirNessa vida corrida, quase que esqueço do seu niver. Bem, tudo de bom sempre. Depois, vou articular um presente. Amanhã, tenho travessia. Tentarei, ganhar um medalha em sua homenagem.
Beijão,
Uncle Juá
De tudo o que fazemos na vida ficam apenas algumas lições:
ResponderExcluirA certeza de que estamos todos em processo de aprendizagem...
A convicção de que precisamos uns dos outros...
A certeza de que não podemos deter o passo...
A confiança no poder de renovação do ser humano.
Portanto, devemos aproveitar as adversidades para cultivar virtudes.
Fazer dos tropeços um passo de dança.
Do medo um desafio.
Dos opositores, amigos.
E retirar, de todas as circunstâncias, lições para ser feliz.
FELICIDADES SEMPRE....PARABÉNS....BJS.
LAURA.....
Preta, adorei a Caroline Andrade, por favor repasse o e-mail da mamae pra ela............alias Carol e luiza.neiva@gmail.com, adorei sua postagem, beijos
ResponderExcluirSofia,
ResponderExcluirQue incrível! Parabéns pela disposição e coragem!
Tenha uma boa experiência e mande notícias sempre!
Bjoks
Querida prima,
ResponderExcluirencantado cada vez mais estou com a senhoria. É isso. Você entendeu logo o espírito: pé quente, cabeça fria!
Fica bem, estamos juntos!
Bjos!
Pablo Carvalho
Meu anjo tenho tido pesadelos com cobras e acordo no sufoco............acho que vou mandar umas galochas pra voce, por favor nao ande descalça............te amo.........hoje tivemos o FLAXFLU............melda empatamos 3 a 3.............beijos
ResponderExcluir